Ex-devs da Visceral Games dizem que a visão original de Dead Space 3 era muito assustadora

Mas a EA forçou-os a fazer o jogo ser um TPS Action Co-Op, por causa do sucesso de Gears of War.
A EA não tem um ótimo histórico com franquias em Trilogia. No início da década, parecia que cada terceira entrada de uma série promissora estava completamente quebrada e arruinada, e uma que dói até hoje é Dead Space 3 da Visceral Games.

Embora não tenha conquistado a mesma reação dos fãs que Mass Effect 3 e Crysis 3, este final para a inovadora franquia de horror e sobrevivência da EA saiu com críticas mornas e vendas fracas, com muitos fãs e críticos concordando que o terceiro título se afastou muito do que fez o duas parcelas originais tão eletrizantes. Não foi ruim, mas algo em algum lugar deu errado, e a série perdeu sua identidade.

No entanto, o que Dead Space 3 acabou sendo não foi o jogo que os criadores inicialmente pretendiam criar. Graças a uma ótima, sincera e abrangente entrevista da Eurogamer com o diretor criativo do projeto, Ben Wanat, bem como a vários outros boatos revelados nos anos desde o lançamento, está claro que esse problemático trio foi outra vítima da guerra clássica entre o desejo de um desenvolvedor de fazer algo criativo e a necessidade de um editor de ganhar o máximo de dinheiro possível.

O jogo original era pra se centrar nas raízes originais de Dead Space 1, com um horror em claustrofobia singular, em uma narrativa cinematográfica em um mundo Semi-aberto, como vimos no final de Dead Space 2.

Apesar da trama original ainda ter conseguido dar as caras em algumas partes do Dead Space 3 que temos atualmente, o jogo original iria ser mais dramático, com evoluções de mecânicas já construídas nos dois jogos anteriores, mas devido ao ”fracasso comercial” de Dead Space 2 mesmo tendo vendido 5 milhões de unidades, a EA removeu os direitos criativos do terceiro jogo.

Com isso, a EA forçou a Visceral Games a tomar uma direção que jogos de ação eram naquela época, uma cópia da trilogia Gears of War. Um jogo de ação em terceira pessoa com Co-Op, na qual outro jogo de uma franquia famosa bebeu de fonte, Resident Evil 5.

Uma pena que não pudemos ter posto as mãos no que podia ter sido um dos melhores Survival-Horrors na 7 Geração, e que no fim, até seu estúdio, a vindoura Visceral Games, acabou sendo fechada em 2017, cancelando seu antecipado Star Wars: Project Ragtag.

Dead Space 3 já está disponível para Xbox One, Xbox 360, PC e PS3.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s